quinta-feira, outubro 26, 2006

A história dos Sólidos Geométricos



Há muito, muito tempo, dois sólidos geométricos viviam num castelo que pertencia a um primo deles: a pirâmide. Os dois irmãos de quem vos falo são : o cubo e o paralelepípedo que não era cubo.
Eles viviam numa guerra horrível, lutavam os dois pelo trono do castelo, o primo ia de férias, e tinha que deixar o trono a um deles. Chegou o dia da escolha. O cubo ia com um fato vermelho e dourado, o paralelepípedo ia mais simples, com um fato azul escuro, e com uma cara, nem queiram saber. Bem, mas, a hora aproximava-se, o cubo tinha a certeza que ia ser ele o escolhido, o paralelepípedo a mesma coisa. Passaram-se horas, e a pirâmide nada de escolher um deles, até que o cubo disse:
- Não aguento mais, tens que te despachar.
- Vai já, vai já – disse a pirâmide – tenho que escolher o melhor.
Eles aguardaram mais um bocado e...
- Já escolhi!
- Então diz – exclamou o paralelepípedo.
A pirâmide fez “suspense” e disse:
- Escolhi o cubo.
- O quê – disse o paralelepípedo – não podes fazer-me isso, eu sempre me aliei a ti para “tramar” o cubo...
- Desculpa!? Agora quem pergunta “o quê “, sou eu.
A pirâmide e o paralelepípedo ficaram sem palavras, mas também não se deram ao trabalho de responder. E continuaram a conversa:
- Não me podes fazer isso, já te disse – disse o paralelepípedo.
O cubo também já tinha esquecido o que se passara há minutos, afinal de contas, ele é que tinha sido o escolhido, e continuou:
- Não interessa o que tu achas ou deixas de achar, o que interessa agora é que eu
vou ficar com o trono do castelo.
- Ah!- disse a pirâmide – ainda não te disse, vais ficar com mais nomes,
(paralelepípedo, prisma quadrangular e cubo).
- A sério!? – exclamou o cubo – esse sempre foi o meu sonho.
O paralelepípedo, mais raivoso que nunca, deitava fumo por todo o corpo, mas disse:
- Não me importo, também, são só duas semanas.

Duas semanas depois

O cubo e o paralelepípedo esperavam o primo, muito ansiosos, quando de repente:
- Olha, o primo vem aí.
- Para ti é bom – disse o cubo – mas para mim, não é, vou deixar de ter todos
os nomes que tinha.
- Não, não vais, vais poder continuar a ter todos os nomes que tinhas.
E assim ficaram todos amigos, o cubo continuou “ recheado” de nomes, e o paralelepípedo nunca mais foi como era (invejoso).

Madalena E.

A história de 3 sólidos!

Não, não gosto de histórias, letras e mais letras, não, que pesadelo… mas porquê, porque é que insistem em contar-me histórias.
Pronto, não estou a ser razoável, até hoje só consegui gostar de uma história, que se chama “Um sólido bondoso”. Bem, vou contar-vos essa história.
Há muito tempo, no país da matemática, houve um descontentamento entre sólidos. Então, não é que estão com ciúmes do cubo! Quer dizer, ele tem mais nomes, como por exemplo: paralelepípedo e prisma quadrangular.
Pois por causa do Sr. Cubo ter mais dois nomes, a Sra. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo ficaram com ciúmes. Toda a gente que passava pelo Sr. Cubo dizia com um ar bem disposto:
- Olá Sr. Cubo!
Mas quando passavam pela Sra. Pirâmide e pelo Sr. Paralelepípedo diziam um simples Olá!
Pois o Sr. Cubo não andava nada satisfeito com a situação. Então pensou e repensou e teve uma ideia. Mandou chamar os seus empregados e mandou trazer umas mesas, e enfeitarem o salão. Para quê? Para fazer uma festa de nomes. Foi a algumas gráficas mandou fazer uns cartazes a anunciar a festa e o dia em que se ia suceder. Pois a Sr. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo pensaram:
- Será que devemos ir?
Pensaram bem e decidiram aparecer.
A Sra. Pirâmide comprou um vestido lindíssimo, e o senhor paralelepípedo, um fato incomparavelmente bonito. Chegou o dia da festa, e o Sr. Cubo vestiu-se com um lindo fato preto, e penteou o cabelo para trás. Os convidados foram chegando, igualmente bem vestidos. E por fim chegou a Sr. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo. Todos se sentaram a conversar, e num instante o Sr. Cubo pediu ordem para falar. Todos se calaram e aí o Sr. Cubo começou:
- Esta festa, tem como objectivo fazer a Sr. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo mais felizes com os seus nomes.
Mal o Sr. Cubo disse isso todos os números e outros sólidos começaram a comentar. Aí o Sr. Cubo disse:- Silêncio! O que eu vos queria explicar era, que todos os sólidos são importantes. Tendo mais ou menos nomes. Eu tenho o mesmo nome que o Sr. Paralelepípedo. A Sra. Pirâmide não pode ficar triste por não fazer parte da nossa família, mas faz parte da família das pirâmides, que ainda são nossas primas por serem poliedros. Com estas palavras eles ficaram animados, e a festa continuou sem comentários. É assim a única história de que eu consigo gostar. Espero que também tenham gostado.


Teresa L.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Chegámos!


Entrem a bordo com os 28.
Preparados para a contagem?

5, 4, 3, 2, 1 ...

Vrummmmmmmmm!!!

Venham na onda!