quinta-feira, outubro 26, 2006

A história dos Sólidos Geométricos



Há muito, muito tempo, dois sólidos geométricos viviam num castelo que pertencia a um primo deles: a pirâmide. Os dois irmãos de quem vos falo são : o cubo e o paralelepípedo que não era cubo.
Eles viviam numa guerra horrível, lutavam os dois pelo trono do castelo, o primo ia de férias, e tinha que deixar o trono a um deles. Chegou o dia da escolha. O cubo ia com um fato vermelho e dourado, o paralelepípedo ia mais simples, com um fato azul escuro, e com uma cara, nem queiram saber. Bem, mas, a hora aproximava-se, o cubo tinha a certeza que ia ser ele o escolhido, o paralelepípedo a mesma coisa. Passaram-se horas, e a pirâmide nada de escolher um deles, até que o cubo disse:
- Não aguento mais, tens que te despachar.
- Vai já, vai já – disse a pirâmide – tenho que escolher o melhor.
Eles aguardaram mais um bocado e...
- Já escolhi!
- Então diz – exclamou o paralelepípedo.
A pirâmide fez “suspense” e disse:
- Escolhi o cubo.
- O quê – disse o paralelepípedo – não podes fazer-me isso, eu sempre me aliei a ti para “tramar” o cubo...
- Desculpa!? Agora quem pergunta “o quê “, sou eu.
A pirâmide e o paralelepípedo ficaram sem palavras, mas também não se deram ao trabalho de responder. E continuaram a conversa:
- Não me podes fazer isso, já te disse – disse o paralelepípedo.
O cubo também já tinha esquecido o que se passara há minutos, afinal de contas, ele é que tinha sido o escolhido, e continuou:
- Não interessa o que tu achas ou deixas de achar, o que interessa agora é que eu
vou ficar com o trono do castelo.
- Ah!- disse a pirâmide – ainda não te disse, vais ficar com mais nomes,
(paralelepípedo, prisma quadrangular e cubo).
- A sério!? – exclamou o cubo – esse sempre foi o meu sonho.
O paralelepípedo, mais raivoso que nunca, deitava fumo por todo o corpo, mas disse:
- Não me importo, também, são só duas semanas.

Duas semanas depois

O cubo e o paralelepípedo esperavam o primo, muito ansiosos, quando de repente:
- Olha, o primo vem aí.
- Para ti é bom – disse o cubo – mas para mim, não é, vou deixar de ter todos
os nomes que tinha.
- Não, não vais, vais poder continuar a ter todos os nomes que tinhas.
E assim ficaram todos amigos, o cubo continuou “ recheado” de nomes, e o paralelepípedo nunca mais foi como era (invejoso).

Madalena E.

10 comentários:

Anónimo disse...

olah***

a historia esta muito gira...para bens..!!!

Beijinhos..
Boa sorte para o resto do ano..
Matilde***

Anónimo disse...

Muito obrigado. Beijinhos. A "autora" do texto.

imaz disse...

Hoje nós lemos as vossas duas histórias sobre os sólidos geométricos e gostámos muito.
Parabéns...
Prometemos vir cá mais vezes...
Lara

Anónimo disse...

obrigada Madalena, mas do teu nem se fala!!!! parabéns amiga ....
kontinua assim que vais bem

work_to_do disse...

Foi muito divertido fazer o teatro
com a turma

work_to_do disse...

boa noite que já e tarde vou dormir!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anónimo disse...

gostai muito desta historia este blog é muito fixe. chau sou a Tania.

Anónimo disse...

Sou a Rafaela
Gostei muito do que li
beijocas .....

diego lindo disse...

parabens