quinta-feira, outubro 26, 2006

A história de 3 sólidos!

Não, não gosto de histórias, letras e mais letras, não, que pesadelo… mas porquê, porque é que insistem em contar-me histórias.
Pronto, não estou a ser razoável, até hoje só consegui gostar de uma história, que se chama “Um sólido bondoso”. Bem, vou contar-vos essa história.
Há muito tempo, no país da matemática, houve um descontentamento entre sólidos. Então, não é que estão com ciúmes do cubo! Quer dizer, ele tem mais nomes, como por exemplo: paralelepípedo e prisma quadrangular.
Pois por causa do Sr. Cubo ter mais dois nomes, a Sra. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo ficaram com ciúmes. Toda a gente que passava pelo Sr. Cubo dizia com um ar bem disposto:
- Olá Sr. Cubo!
Mas quando passavam pela Sra. Pirâmide e pelo Sr. Paralelepípedo diziam um simples Olá!
Pois o Sr. Cubo não andava nada satisfeito com a situação. Então pensou e repensou e teve uma ideia. Mandou chamar os seus empregados e mandou trazer umas mesas, e enfeitarem o salão. Para quê? Para fazer uma festa de nomes. Foi a algumas gráficas mandou fazer uns cartazes a anunciar a festa e o dia em que se ia suceder. Pois a Sr. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo pensaram:
- Será que devemos ir?
Pensaram bem e decidiram aparecer.
A Sra. Pirâmide comprou um vestido lindíssimo, e o senhor paralelepípedo, um fato incomparavelmente bonito. Chegou o dia da festa, e o Sr. Cubo vestiu-se com um lindo fato preto, e penteou o cabelo para trás. Os convidados foram chegando, igualmente bem vestidos. E por fim chegou a Sr. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo. Todos se sentaram a conversar, e num instante o Sr. Cubo pediu ordem para falar. Todos se calaram e aí o Sr. Cubo começou:
- Esta festa, tem como objectivo fazer a Sr. Pirâmide e o Sr. Paralelepípedo mais felizes com os seus nomes.
Mal o Sr. Cubo disse isso todos os números e outros sólidos começaram a comentar. Aí o Sr. Cubo disse:- Silêncio! O que eu vos queria explicar era, que todos os sólidos são importantes. Tendo mais ou menos nomes. Eu tenho o mesmo nome que o Sr. Paralelepípedo. A Sra. Pirâmide não pode ficar triste por não fazer parte da nossa família, mas faz parte da família das pirâmides, que ainda são nossas primas por serem poliedros. Com estas palavras eles ficaram animados, e a festa continuou sem comentários. É assim a única história de que eu consigo gostar. Espero que também tenham gostado.


Teresa L.

6 comentários:

Anónimo disse...

O teu texto esta muito fixe, já te disse k tens muita imaginação, nao já???????? Muitos beijinhos.

Anónimo disse...

Então mas o k é isto ninguém vai comentar o texto da teresa.....aaaaiiii. Beijinhos teresa.

Anónimo disse...

axo que n devias fazer textos tao grandes. n me apetece ler tanto

28 na sala disse...

fiiiiiiixe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ola, sou o antónio e gostei muito de ler este texto. a primeira vez que o li adorei .encontrei-o ao fazer os t.p.c.´s de matematica

Anónimo disse...

ola, sou o antónio e gostei muito de ler este texto. a primeira vez que o li adorei .encontrei-o ao fazer os t.p.c.´s de matematica