sexta-feira, janeiro 25, 2008

Uma aventura nas férias do Natal

Tudo começou quando acabaram as aulas e começarem logo a combinarem coisas parafazerem nestas férias, até chegarem as notícias da mãe das gémeasque não eram assim tão agradáveis como de costume:- Vão ter de ir passar as férias de Natal a casa da tia Judite, a Trás-os-Montes.Elas não queriam nada ir mas até saberem que os seus amigos também podiam ir, graças à tia Judite que gostou da ideia. Ficaram tão contentes que tiveram logo de ir contar aos seus colegas.
No dia 26 já estavam todos preparados para seguir viagem.Despediram-se e partiram. A viagem era longa, mas o condutor, o senhor Joaquim foi divertindo com pequenas histórias. Mas a uma delas, eles acharam-na muito interessante, pois era sobre mistérios, o que lhes agradava muito. Dizia que aquela terra era muito conhecida por ter muitos tesouros escondidos e ser uma terra de mistérios e aventuras.O senhor Joaquim disse-lhes que os tesouros deviam estar nas ruínas e indicou-lhes logo o caminho a seguir. Passadas várias horas de conversa pararam para descansar e esticarem-se umbocado e quando perguntaram se ainda faltava muito para chegar, souberam que ainda estavam a meio do caminho.- E esta é a parte pior, pois tem muitas curvas e contracurvas; se ficarem enjoados digam! - Avisou o senhor Joaquim.Quando mais tarde perguntaram se o Joaquim conhecia a tia Judite ea velha Elisa, a cozinheira da quinta, ele respondeu:- Oh se conheço! Não esqueço de ser tesa! Ambas fazem uns cozinhados de comer e chorar por mais!!! Vão ver que já tem um lanche à espera.Passado um bocado já avistavam a quinta. As gémeas já não conheciam a tia Judite, mas ela ainda se lembrava delas. Entraram na casa enorme mas como o quarto onde eles iam dormir estava em obras então tiveram de acampar no celeiro (este era mais uma arrecadação que guardava coisas muito antigas). Assim, foram logo saber onde era o tal celeiro. Quando entraram acharam muito divertido: viram uns colchões de palha e puseram-se a saltar em cima deles até um rebentar e espalhar palha por todo o lado!... Subitamente, viram uma folha de papel no chão perguntaram-se uns aos outros o que seria e foram ver: era um mapa! Seria um mapa do tesouro?????
Não sabiam o que era mas guardaram muito bem guardadinho.
Depois foram dizer à tia Judite que já se tinha instalado e que iam ver como era a quinta.Ao jantar tentaram conversar sobre os colchões, quem os tinha trazido etc. Queriam ver se conseguiam alguma pista sobre o mapa. Ficaram a saber que tinha sido um senhor que tinha pedidoà tia Judite para ali os guardar. No dia seguinte acordaram muito cedo para ir ver as tais ruínas que o Joaquim lhes tinha falado.Demorou algum tempo ate lá chegar, pois havia muitas pedras e montes e vales para ultrapassar, mas quando chegaram admiraram tudo.Subiram a muralha mais alta que havia e começaram a gritar e tal como eles, o eco respondia.Depois começaram a ver se o mapa podia ser o mapa…Durante dois dias não puderam sair de casa chovia sem parar. Então improvisaram alguns jogos.Ao jantar tentaram outra vez perguntar à tia sobre de que eram aqueles colchões:- Olha foi um senhor chamado Alberto Vilela, que tinha uns conhecidos que andavam à caça e que não tinha arranjado hospedagem. Ele pediu-me que eu os deixasse dormir ali no celeiro e eu aceitei; então foram eles que trouxeram os colchões.As gémeas e o resto do grupo ouviram tudo com muita atenção o que a tia iadizendo, fizeram mais perguntas sobre o Alberto Vilela e a tia foi respondendo a tudo.Como o tempo estava a mudar, eles decidiram no dia seguinte ir à aldeia ver o velhote Alberto Vilela. E assim o fizeram. Sempre a conversar chegaram à aldeia, muito cansados. Depois de perguntarem a várias pessoas que encontraram, seguiram até à residência de um senhor que lhes disse logo para entrarem; era um velhote simpático que lhes ofereceu comida, que logo aceitaram,Começaram eles com as perguntas e logo contou muitas histórias sobre a caça e outras coisas, mas sem eles dizerem nada ele começou a falar sobre os tesouros. Também lhes falou sobre uma terra que eles não conheciam (o ninho das águias) sítio encantado, onde viu um código gravado numa rocha. Dizia-se que quem o conseguisse decifrar encontraria muito ouro e muita prata.Também lhes falou do padre Delfim que já tinha encontrado muitas moedas antigas. Como não era possível irem ver o padre naquele dia foram ao ninho das águias. Estavam curiosos não aguentavam mais Rapidamente descobriram a rocha com o código. Começaram a subir por as rochas até chegarem lá a cima, mas entretanto ouviu-se “voltem para traz” tal como tinha acontecido ao Alberto, o Chico começou a subir muito rápido e quando chegou lá a cima viu dois homens afugir. Comentaram o sucedido e voltaram para casa.Naquela noite resolveram guardar o mapa noutro sitio e assim o fizeram. Nessa noite todos tiveram pesadelos mas acordaram todos com um estrondo que ouviram: tinha-se partido um vidro com uma pedra, que alguém tinha atirado com uma mensagem que dizia:
SEI QUE ANDAM A PROCURA DO TESOURO.ALGEM VAI TENTAR IMPEDIR QUE O ACHEM.TENHO IMFORMAÇOES.PROCUREM-ME NA ALDEIA JUNTO A FONTE VELHA.
Ficaram todos esquisitos, nem sabiam de estavam assustados!...Pensaram em várias pessoas mas nenhuma se ajustava. Decidiram ir à tal fonte velha. No dia seguinte levantaram-se muito cedo e puseram-se a caminho da fonte, o que não foi fácil: o caminho era acidentado e afinal a fonte ficava na Cardenha. Quando chegaram não estava lá ninguém e depressa concluíram terem sido enganados! Alguém os afastara do celeiro! Foram todos a correr para casa, e quando chegaram a Elisa informou-os que tinham vindo uns amigos deles buscar uma coisa que eles tinham pedido.Encontraram o celeiro num caos: parecia que naquele momento tinha passado por ali um furacão!Arrumaram tudo e depois de pensarem muito concluíram que deviam visitar o padre Delfim. Mal o sol se tinha levantado já estavam eles a caminho da aldeia da Cardenha. Em breve chegavam quando deram de caras com o padre Delfim. O padre convidou-os a entrar e em breve já falavam sobre as invasões francesas e sobre a descoberta de umas moedas de ouro nas ruínas.No dia seguinte voltaram às ruínas, vasculharam tudo até que viram alguém!... Todos debandaram, mas deixaram as gémeas sozinhas. Estas foram raptadas e levadas para uma cave escura.Quando os rapazes voltaram, elas não estavam lá; procuraram por todo o lado, mas nada.Entretanto as gémeas não se descosiam nem por nada, apesar das ameaças e violência. Foi nessa altura que começou a vir do escuro uma coisa que mordeu as cordas e lhes possibilitou a fuga. Enquanto fugiam viram no meio de uns papéis algo que lhes pareceu ser a outra parte do mapa.Correram, correram, correram. Encontraram então os amigos e voltaram de imediato à quinta. Depois de todos tomarem banho e comerem uma canja quente, foram para o celeiro.Depois de muito pensar decidiram forjar um mapa que os tais homens levaram pensando que era omapa certo.Só no último dia de férias encontraram o pote de ouro cheio de moedas!
Fim
Beatriz Correia Nobre

11 comentários:

Anónimo disse...

és um anjo. esse resumo serviu-me muito pra portugues muito obrigada. filipa raquel dos santos oliveira paulo martins

Anónimo disse...

muito obrigado!
era mesmo isto que estava a precisar para um trabalho de pportuguês.

Anónimo disse...

Muito obrigado. Tenho 9 anos e devia ter lido este livro e devia fazer um resumo. Fui perguiçoso e não acabei de ler o livro. Os meu pais deram-me um raspanete.
De futuro vou ser mais trabalhador como tu.

Anónimo disse...

Oi brigado tambem me deu imenso jeito para portugues

Anónimo disse...

obrigada deu me imenso jeito para a apresentaçao de um livro eu nao tinha nada de jeito para ler e nao me apetecia ler por isso vim procorar e encontrei muitissimo obrigada

Anónimo disse...

ola mt obrigada estava mesmo a precisar pa portugues tinha de ler o livro e fazer o resuma mas como nao fiz ... mt obrigada fico te a dever um lool

Anónimo disse...

era muito grande

Anónimo disse...

muito bom

joana disse...

que merda e essa eu consigo fazer melhor

joana disse...

que merda e essa eu consigo fazer melhor

filipa disse...

o estupido es um filho da mae e um cabrao de merda vai cxacar e vqai fuder com os teus colegas