terça-feira, fevereiro 26, 2008

Foi o primeiro projecto da Campanha...

... digam lá que não está "brilhante"! Parabéns Sara!
(só falta corrigir uma gralhinha e pronto!)

Scratch Project

Campanha contra a SIDA!

A Inês já agarrou a ideia e inovou! Aguardamos as propostas de todos!
Parabéns Inês!

Scratch Project

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

O aparelho circulatório

Escutem a Inês com atenção...

Scratch Project

Novos projectos da telle...

A não perder:

Matemática:
Scratch Project


Música:
Scratch Project

sábado, fevereiro 16, 2008

Visible body

Excelente para as Ciências da Natureza!
Já instalei... já usei... recomendo.
Prof 3za


sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Um excelente manual de Scratch

Novo recurso na página Scratch do MIT (secção portuguesa). Um excelente manual, muito completo, com 12 lições detalhadas.


O autor? Fernando Frederico (ffred)

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Sistema circulatório...

Aqui está um vídeo sobre o sistema circulatório, deliciem-se!



Teresa L

Simetria...

Parabéns à Rakel por mais um trabalho excelente no Scratch...

Scratch Project

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Cuidados a ter com o Sistema Circulatório

Um excelente trabalho do João para Ciências da Natureza.
Parabéns!

Perto do S. Valentim...

... o coração em destaque.
Pois... importante saber quais os cuidados a ter. E se for com trabalhos bem criativos e bonitos, bem melhor! São apenas três exemplos (Teresa e Madalenas)... muitos outros apareceram e serão expostos na Biblioteca (em Maio, mês do coração).









sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Portugal!

Agora já não há desculpa... Todos os que navegam pelas galerias do Scratch ficam a saber onde está Portugal!
Parabéns Dudu e JotaGê pelo excelente trabalho desenvolvido nas aulas de Estudo Acompanhado!


Scratch Project

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

The rise of Superjonnyb!

Ele está imparável! Um talento nestas coisas do scratch revelou-se agora!!! Não descansa, não desiste na sua busca incansável por mais um original projecto! Ora vejam esta selecção (há mais na galeria dele!). Parabéns!
O projecto do sistema circulatório... Bem... Assim até parece fácil! (Atenção, falta só corrigir a palavra glóbulo que aparece escrita com "o" em vez de "u")


Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Scratch Project

Um projecto muito interessante do ffred

Ele é um especialista, claro, mas temos de aprender com os melhores.
Apreciem esta lição de história!

Scratch Project

Uma aventura

(Concebida e realizada por inesanjokas)

Scratch Project

sexta-feira, janeiro 25, 2008

As Crónicas de Nárnia

Digory Kirke e Polly Plummer conheceram-se e tornaram-se amigos. Digory e Polly eram vizinhos e encontravam-se quase todos os dias.
Ao lado da casa deles existia uma casa assombrada, do tio de Digory, chamado Andrew. Como ele era um bocado esquisito, decidiram ir dar uma vista de olhos. Nessa casa Digory e Polly descobriram um grande corredor com uma porta ao fundo. Digory e Polly entraram e repararam que era o escritório do tio Andrew.
Logo a seguir o tio Andrew aparece. Polly estava a olhar com um ar desconfiado, mas reparou numa taça com anéis, uns amarelos e outros verdes. Como gostava muito de anéis, tirou um amarelo, pô-lo no dedo e desapareceu, porque quem punha o anel amarelo desaparecia.
Digory entrou em pânico, e começou a perguntar o que tinha acontecido. O tio Andrew contou-lhe que quem pusesse o anel amarelo ía para outro mundo e o anel verde servia para voltar desse mundo, mas o tio Andrew não sabia se resultava.
Digory pôs um anel amarelo e levou dois verdes para regressarem.
Assim foram ter ao Bosque entre os Mundos. Este era calmo, silencioso... Decidiram investigar aquele sítio em vez de voltarem. Depois poseram outra vez o amarelo e foram para outro sítio.
Aquele local era muito estranho, muito preto e nem se via uma árvore.
De longe avistaram uma casa com uma porta aberta, foram até lá e entraram. Dentro dessa casa existiam bonecos feitos de cera e um sino, que diziam:

Aventureiro, toma a decisão:
Bate no sino sem hesitação,
Ou enlouquece sem vires a saber
O que aconteceria se ousasses bater.

Digory acabou de ler, bateu no sino, e nesse instante não aconteceu nada. Passado um bocado, um desses bonecos de cera levantou-se. Esse tal boneco era uma rainha. A rainha começou a falar com eles sobre a vida dela. Digory e Polly não tinham muita confiança na rainha e poseram os anéis verdes. O tio Andrew esqueceu-se de dizer, que quem tocasse nessa pessoa que pôs o anel também ía com ela, e assim a rainha foi com eles.
Ao regressarem ao Bosque entre os Mundos a rainha largou Digory e Polly e eles começaram a correr, mas quando iam a pôr o anel verde para regressarem ao escritório do tio Andrew, a rainha agarrou-se às orelhas deles, e voltou a ir com eles.
Quando chegaram ao escritório do tio Andrew, a rainha passou a saber que o culpado daquilo tudo era o tio Andrew e fez dele seu escravo. A rainha ordenou ao tio Andrew que lhe arranjasse imediatamente uma carruagem e um tapete voador, ao que ele obedeceu. Pouco depois Digory começa a ouvir uns grandes estrondos lá fora e quando vai à janela vê a rainha na carroça a destruir a cidade.

Digory e Polly agarraram a rainha e enfiaram-lhe o anel amarelo num dos dedos. Deste modo eles, o cocheiro e a mulher, o cavalo e o tio Andrew voltaram para o Bosque entre os Mundos. Quando lá chegaram puseram outra vez o anel amarelo e em vez de irem para o sítio onde a rainha estava, não, foram para um sítio magnífico, onde ouviram alguém a cantar; ao aproximarem-se viram um leão e que era ele que cantava. Esse sítio chamava-se Nárnia e estava povoado de animais. Foram falar com o leão e ficaram amigos. O leão propôs ao coheiro e à mulher que fossem eles os reis de Nárnia. Eles aceitaram e passaram a ser os reis de Nárnia e por lá ficaram, enquanto os outros voltaram para casa.



FIM

João Fernandes
6ºB

Uma aventura nas férias do Natal

Tudo começou quando acabaram as aulas e começarem logo a combinarem coisas parafazerem nestas férias, até chegarem as notícias da mãe das gémeasque não eram assim tão agradáveis como de costume:- Vão ter de ir passar as férias de Natal a casa da tia Judite, a Trás-os-Montes.Elas não queriam nada ir mas até saberem que os seus amigos também podiam ir, graças à tia Judite que gostou da ideia. Ficaram tão contentes que tiveram logo de ir contar aos seus colegas.
No dia 26 já estavam todos preparados para seguir viagem.Despediram-se e partiram. A viagem era longa, mas o condutor, o senhor Joaquim foi divertindo com pequenas histórias. Mas a uma delas, eles acharam-na muito interessante, pois era sobre mistérios, o que lhes agradava muito. Dizia que aquela terra era muito conhecida por ter muitos tesouros escondidos e ser uma terra de mistérios e aventuras.O senhor Joaquim disse-lhes que os tesouros deviam estar nas ruínas e indicou-lhes logo o caminho a seguir. Passadas várias horas de conversa pararam para descansar e esticarem-se umbocado e quando perguntaram se ainda faltava muito para chegar, souberam que ainda estavam a meio do caminho.- E esta é a parte pior, pois tem muitas curvas e contracurvas; se ficarem enjoados digam! - Avisou o senhor Joaquim.Quando mais tarde perguntaram se o Joaquim conhecia a tia Judite ea velha Elisa, a cozinheira da quinta, ele respondeu:- Oh se conheço! Não esqueço de ser tesa! Ambas fazem uns cozinhados de comer e chorar por mais!!! Vão ver que já tem um lanche à espera.Passado um bocado já avistavam a quinta. As gémeas já não conheciam a tia Judite, mas ela ainda se lembrava delas. Entraram na casa enorme mas como o quarto onde eles iam dormir estava em obras então tiveram de acampar no celeiro (este era mais uma arrecadação que guardava coisas muito antigas). Assim, foram logo saber onde era o tal celeiro. Quando entraram acharam muito divertido: viram uns colchões de palha e puseram-se a saltar em cima deles até um rebentar e espalhar palha por todo o lado!... Subitamente, viram uma folha de papel no chão perguntaram-se uns aos outros o que seria e foram ver: era um mapa! Seria um mapa do tesouro?????
Não sabiam o que era mas guardaram muito bem guardadinho.
Depois foram dizer à tia Judite que já se tinha instalado e que iam ver como era a quinta.Ao jantar tentaram conversar sobre os colchões, quem os tinha trazido etc. Queriam ver se conseguiam alguma pista sobre o mapa. Ficaram a saber que tinha sido um senhor que tinha pedidoà tia Judite para ali os guardar. No dia seguinte acordaram muito cedo para ir ver as tais ruínas que o Joaquim lhes tinha falado.Demorou algum tempo ate lá chegar, pois havia muitas pedras e montes e vales para ultrapassar, mas quando chegaram admiraram tudo.Subiram a muralha mais alta que havia e começaram a gritar e tal como eles, o eco respondia.Depois começaram a ver se o mapa podia ser o mapa…Durante dois dias não puderam sair de casa chovia sem parar. Então improvisaram alguns jogos.Ao jantar tentaram outra vez perguntar à tia sobre de que eram aqueles colchões:- Olha foi um senhor chamado Alberto Vilela, que tinha uns conhecidos que andavam à caça e que não tinha arranjado hospedagem. Ele pediu-me que eu os deixasse dormir ali no celeiro e eu aceitei; então foram eles que trouxeram os colchões.As gémeas e o resto do grupo ouviram tudo com muita atenção o que a tia iadizendo, fizeram mais perguntas sobre o Alberto Vilela e a tia foi respondendo a tudo.Como o tempo estava a mudar, eles decidiram no dia seguinte ir à aldeia ver o velhote Alberto Vilela. E assim o fizeram. Sempre a conversar chegaram à aldeia, muito cansados. Depois de perguntarem a várias pessoas que encontraram, seguiram até à residência de um senhor que lhes disse logo para entrarem; era um velhote simpático que lhes ofereceu comida, que logo aceitaram,Começaram eles com as perguntas e logo contou muitas histórias sobre a caça e outras coisas, mas sem eles dizerem nada ele começou a falar sobre os tesouros. Também lhes falou sobre uma terra que eles não conheciam (o ninho das águias) sítio encantado, onde viu um código gravado numa rocha. Dizia-se que quem o conseguisse decifrar encontraria muito ouro e muita prata.Também lhes falou do padre Delfim que já tinha encontrado muitas moedas antigas. Como não era possível irem ver o padre naquele dia foram ao ninho das águias. Estavam curiosos não aguentavam mais Rapidamente descobriram a rocha com o código. Começaram a subir por as rochas até chegarem lá a cima, mas entretanto ouviu-se “voltem para traz” tal como tinha acontecido ao Alberto, o Chico começou a subir muito rápido e quando chegou lá a cima viu dois homens afugir. Comentaram o sucedido e voltaram para casa.Naquela noite resolveram guardar o mapa noutro sitio e assim o fizeram. Nessa noite todos tiveram pesadelos mas acordaram todos com um estrondo que ouviram: tinha-se partido um vidro com uma pedra, que alguém tinha atirado com uma mensagem que dizia:
SEI QUE ANDAM A PROCURA DO TESOURO.ALGEM VAI TENTAR IMPEDIR QUE O ACHEM.TENHO IMFORMAÇOES.PROCUREM-ME NA ALDEIA JUNTO A FONTE VELHA.
Ficaram todos esquisitos, nem sabiam de estavam assustados!...Pensaram em várias pessoas mas nenhuma se ajustava. Decidiram ir à tal fonte velha. No dia seguinte levantaram-se muito cedo e puseram-se a caminho da fonte, o que não foi fácil: o caminho era acidentado e afinal a fonte ficava na Cardenha. Quando chegaram não estava lá ninguém e depressa concluíram terem sido enganados! Alguém os afastara do celeiro! Foram todos a correr para casa, e quando chegaram a Elisa informou-os que tinham vindo uns amigos deles buscar uma coisa que eles tinham pedido.Encontraram o celeiro num caos: parecia que naquele momento tinha passado por ali um furacão!Arrumaram tudo e depois de pensarem muito concluíram que deviam visitar o padre Delfim. Mal o sol se tinha levantado já estavam eles a caminho da aldeia da Cardenha. Em breve chegavam quando deram de caras com o padre Delfim. O padre convidou-os a entrar e em breve já falavam sobre as invasões francesas e sobre a descoberta de umas moedas de ouro nas ruínas.No dia seguinte voltaram às ruínas, vasculharam tudo até que viram alguém!... Todos debandaram, mas deixaram as gémeas sozinhas. Estas foram raptadas e levadas para uma cave escura.Quando os rapazes voltaram, elas não estavam lá; procuraram por todo o lado, mas nada.Entretanto as gémeas não se descosiam nem por nada, apesar das ameaças e violência. Foi nessa altura que começou a vir do escuro uma coisa que mordeu as cordas e lhes possibilitou a fuga. Enquanto fugiam viram no meio de uns papéis algo que lhes pareceu ser a outra parte do mapa.Correram, correram, correram. Encontraram então os amigos e voltaram de imediato à quinta. Depois de todos tomarem banho e comerem uma canja quente, foram para o celeiro.Depois de muito pensar decidiram forjar um mapa que os tais homens levaram pensando que era omapa certo.Só no último dia de férias encontraram o pote de ouro cheio de moedas!
Fim
Beatriz Correia Nobre

As Feras Futebol Clube

Era uma vez 7 rapazes que adoravam jogar futebol.
Era Inverno e estava a nevar, os sete rapazes fechados em casa à espera das férias da Páscoa e da chegada do bom tempo da Primavera, para poderem ir para a rua jogar futebol.
Antes de acabarem as aulas, eles andavam muito ansiosos e desejosos de jogar futebol, começaram a jogar em casa e não correu muito bem: partiram algumas coisas e por isso ficaram de castigo sem poderem jogar.
Quando começaram as férias, eles escaparam-se dos castigos e foram jogar futebol. Quando chegaram ao campo viram lá Michi, o gordo, e os seus amigos que eram mais velhos do que eles.
O Michi e os seus amigos disseram aos rapazes que queriam ficar com o campo. Leon e os seus seis colegas disseram que não, mas Michi era mais velho e mais forte; por isso, Leon e os seus colegas tiveram de os deixar ficar com o campo.Leon disse que queriam um jogo de futebol dali a vinte dias para decidir quem ficava com o campo para sempre.
Havia um quiosque perto do campo que pertencia ao Willi, um amigo de Leon e dos seus colegas. O Michi e os seus amigos eram muito mais velhos e mais fortes e sabiam jogar bem futebol, Leon e os amigos tinham de encontrar um treinador para os ajudar, Willi ofereceu-se para os treinar eles pensavam que ele tinha sido um ex-jogador profissional.
No dia seguinte eles foram treinar para perto do rio, mas a relva estava tão molhada que era difícil correr. Um dia o Michi foi para o rio e disse que o Willi não era um ex-jogador profissional. Todos os colegas de Leon e o próprio Leon ficaram zangados com Willi porque este lhes tinha mentido.
Chegou então o dia do jogo,Leon e os amigos sentiam algum medo. Quando chegaram ao campo Michi e o seus amigos já lá estavam, a partida começou, Michi e os seus companheiros começam a emporrar os adversários, fazendo um jogo pouco limpo. Quando a equipa de Michi estava a ganhar 5-0 chegou Willi e começo-os a apoiar, Leon e os amigos começaram a recuperar, e chegaram ao empate; a partir daí foi sempre a tentar ganhar. Quando chegaram aos 9-9 o pior jogador da equipa de Leon marcou o golo da vitória, ficando o resultado em 10-9. Sock o cão de Leon mandou Michi e os amigos embora do campo e foi assim que tudo acabou, da melhor maneira para o grupo de Leon.


Rafael Nunes
6º B Nº 20
Data : 07-01-2008
Autor do Livro – Joachim Masannek
Tradução de Leonor Pinhão

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Terá sido uma fada...

... que deixou tanta magia lá pelos lados do scratch?
Quem foi? Quem foi? (Eu sei...)

Lindo. Precioso.

Scratch Project

segunda-feira, janeiro 21, 2008

História da Inês...

Finalmente temos a Inês no Scratch! E sabe bem...
Ora escutem uma história...


Scratch Project

terça-feira, janeiro 08, 2008

Scratch em língua portuguesa...

Lembram-se do que vos contei?
Pois aqui está a ligação para o cantinho em português que iniciei na página do Scratch no MIT...

http://info.scratch.mit.edu/Translation/Portugu%C3%AAs_%2F%2F_Portuguese

(prof. 3za)

Sistema Respiratório (projecto Scratch)

... da Rakel

Scratch Project

Provas de Aferição

Tal como prometido, aqui fica uma ligação que vos coloca no bom caminho!

GAVE - Provas de aferição

http://www.gave.min-edu.pt/np3/7.html

Bom trabalho!

segunda-feira, janeiro 07, 2008

O Diário da Princesa

Titulo: “O diário da princesa.”
Autora: Meg Cabot.
Bertrand Editora.
Início da leitura: 27/12/2007
Fim da leitura: 28/12/2007
Apreciação: Adorei este livro e acho que deviam experimentar lê-lo porque é muito engraçado e interessante.
Resumo: O livro fala de uma rapariga chamada Amélia, mas que todos tratam por Mia, que vive em Nova Iorque com a mãe. Como ela tem dificuldades em expressar os seus sentimentos, a mãe oferece-lhe um diário onde ela escreve a sua vida.
Na escola todos a tratam por anormal devido ao seu aspecto físico e é muito má aluna a Álgebra.
Ainda por cima a mãe começa a sair com o professor de Álgebra, o que incomoda muito a Mia.
Mas os verdadeiros problemas ainda não tinham começado, pois o pai como sofre de um cancro e não pode ter mais filhos, conta-lhe que ela é a princesa de Genóvia e a herdeira do trono. A pior parte é que ela vai ter lições de princesa com a grandmére (a avó) e vai ter de continuar a estudar Álgebra.
Perturbada, Mia vai para casa da sua melhor amiga, a Lilly, onde conhece o irmão mais velho dela, o Michael, e que apesar de gostar de um rapaz chamado Josh Richter, ganha um fraco pelo Michael.
Como vai ela conseguir lidar com estes problemas?
Para descobrirem têm de ler este livro fantástico!

Raquel Rodrigues.

domingo, janeiro 06, 2008

Histórias da Terra e do Mar

Histórias da Terra e do Mar é um livro que contém várias histórias:
a História da Gata Borralheira; O Silêncio; A Casa do Mar; Saga e Vila d'Arcos.
História da Gata Borralheira:
Relata a história de Lúcia, uma menina de 18 anos, que num baile foi apresentada à sociedade pela tia-madrinha.
Lúcia era simples e por esse motivo foi alvo de conversa por parte dos outros convidados que também a colocaram de parte. Sozinha naquela sala cheia de gente, de luzes e de música, um lugar belo mas ao qual não havia lugar para ela.
Na esperança de encontrar um lugar menos esposto, olhou em redor e encontrou do outro lado da sala, uma cadeira vazia e meio escondida por uma cortina. Quando ia atravessar a sala passou em frente de um espelho e viu comoi o seu vestido era feio.
O vestido tinha-lhe sido dado pela sua tia-madrinha, oito dias antes. Nunca tinha gostado do ves tido mas era comprido, de tal maneira que lhe tapava os sapatos velhos de salto alto, rotos nas biqueiras com manchas de bolor e largos que encontrara no sótão.
Sentada naquela cadeira meia escondida apreciou todos aqueles vestidos lindissimos, mas não só, também reparou num rapaz alto bonito e moreno que dançava com a filha da dona da casa.
Esse rapaz dirigiu-se a ela e convidou-a para dançar. Ela não sabia dançar e por isso o rapaz inssistiu e prometeu lhe ensina-la. Enquanto dançavam no meio do salão, o sapato esquerdo es corregou do pé de Lúcia e ficou no meio do salão. Quado ela ia dizer que era dela, já todas as pessoas se riam.
Mal que pode Lúcia escondeu-se numa varanda sombria e onde havia um banco, até ao fim do baile. Enquanto lá esteve decidiu que iria viver com a sua tia rica.
Iniciou então um novo caminho. Passou a ter tudo que antes não tinha.
Tudo lhe era oferecido, quase nem precisava de lutar por nada.
casou com um homem rico, novos amigos a procuravam todos os dias. Na sua vida não havia nenhuma sombra senão a mamoria do antigo baile, do primeiro baile a que tinha ido.
Tinha o vestido embrulhado em papel de seda guardado dentro de uma caixa, escondido dentro de uma gaveta.
Passados vinte anos voltou a ser convidada para um baile na mesma casa onde ela tinha ido com aquele vestido feio e fora de moda.
De modo a apagar vestígios da sua memoria, da humilhação aliantes sofrida, madou fazer uns sapatos bordados de brilhantes verdadeiros.
Quando apareceu na grande sala de baile, algumas pessoas pararam de dançar para apreciarem os sapatos. Sapatos que agora se viam bem , uma vez que já não se usavam vestidos compridos até aos pés, só até um pouco acima das canelas.
A meio da noite voltou à sala onde há vinte anos se tinha ido esconder. olhou-se no mesmo espelho e viu-se com aquele vestido velho e fora de moda de há vinte anos. Quis gritar mas o grito estava preso no seu pescoço. Então o espalho começou a mover-se muito devagar deixando entrar um homem que a convidou a ir para a varanda.
Na varanda disse-lhe que a conheceu ali há vinte anos e pediu-lhe o sapato esquerdo, ela negou-lho, tinha-o ganho, era o trabalho da sua vida.
Ele lembro-lhe que a partir daquela noite, de há vinte anos, nada lhe tinha sido recusado, tinha vencido sempre e aquele sapato era o preço do mundo.
Ela disselhe que não podia ficar descalça, mas o homem estendeu-lhe na mão um sapato. era um sapato velho , miserável e esfarrapado.
Ela quis fugir mas o seu corpo estava rigido, quis gritar mas a sua voz estava muda.
O homem inclino-se tirou-lhe do pé o sapato de brilhantes e calçou-lhe o sapato de farrapos.
Quando amanheceu, encontraram Lúcia morta na varanda , era inexplicável, tal como ela ter no pé esquerdo o velho sapato.
Aquele acontecimento foi discutido com paixão obcecada durante alguns meses, depois foi esquecido.
O Silêncio:
Relata uma noite escura vista de uma casa, uma casa onde vivia uma menina chamada Joana.
Nesta noite as estrelas brilhavam, intimas e distantes.
Após os afazeres domésticos, Joana gozava do silêncio da noite, após a agitação e o tumulto do dia.
De repente aquele silêncio quebrou-se pelo grito de uma mulher, que vinha do outro lado da casa. Joana atravesou a casa e espreitou para a rua, pela janela. do outro lado da rua ficava o edíficio da prisão, junto àquela parede estava encostada a mulher. Uma mulher com o rosto torcido e desfigorado pelo grito, ao seu lado um vulto de um homem que tentava convence-la a calar-se e a irem-se embora. Quando o conseguiu voltou o silêncio. Um silêncio opaco e sinistro.
Joana voltou para a sala, mas tudo era diferente. Não tinha sido nada com ela mas, tudo se tornara alheio.
Tudo o que escrevi em cima, foi um pequeno resumo de duas das cinco histórias que relata o livro.
Se quiserem saber mais leiam o livro.
Achei interessante, por exemplo, ler outra versão da Gata Borralheira.
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
João B.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

O Capitão Cuecas e o ataque das sanitas falantes

Capitão Cuecas e o Ataque das Sanitas Falantes


George e Harold eram dois meninos muito traquinas que não deram ouvidos ao Melvin o crânio da escola e inventaram um livro 'O Capitão Cuecas e o Ataque das sanitas falantes'. Quiseram fazer cópias na 'Fatsy 2000', a fotocopiadora que fazia cópias vivas, só que o George e o Harold não ligaram e começaram a fazer cópias. Só que não eram cópias normais eram cópias vivas de Sanitas do mal!! É aqui que o Capitão Cuecas entra e começou a lutar contra as sanitas do mal. Mas quando chega a Líder das Sanitas, a Turbo Sanita 2000, o Capitão Cuecas é logo engolido pelo
Penico Carnívoro! George e Harold correram para o ginásio enquanto a Turbo Sanita 2000 os perseguia, trancaram-se e tiveram de inventar uma personagem nova, capaz de aniquilar a Turbo Sanita 2000. Criaram então um robô... o 'Desentupidor' e ele aniquilou a Turbo Sanita 2000 e todos foram salvos!!!

O Autor: Dav Pilkey
A minha opinião: O livro é pequeno mas a história é cómica e tem muita imaginação



Francisco N.

segunda-feira, dezembro 24, 2007

É para ....................................................

Pessoal era para desejar um Feliz Natal à minha grande turma aos meus professores e todo o mundo.E também um Bom Ano Novo.


Um grande beijo da Beatriz Pinto


BOAS

FESTAS

...









Feliz Natal e Bom Ano Novo

...

a toda a Turbeturma



E a todos os 'bloguistas' que vieram visitar-nos e comentar o nosso blogue que, este Natal, teve muitas Entradas e Leituras Saborosas contadas pelos nossos amigos da Turma!



A Turma

domingo, dezembro 23, 2007

Livro:"Amigas para sempre!"



O livro "Amigas para sempre!" relata a história de duas grandes melhores amigas.


Elizabete e Tara Starr sao duas raparigas totalmente diferentes...Tara adora ser o centro das atenções, falar antes de pensar e é filha única de uns pais que demoraram a crescer! Elizabete é discreta, um tanto tímida e vive no seio de uma família que dá mais importância a bens materiais do que propriamente a sentimentos. Apesar de todas estas diferenças elas são grandes amigas e prometem sê-lo para sempre no momento em que Tara se muda para outra cidade.

Esta grande amizade terá então de continuar através de cartas! Após a mudança de Tara também as suas própias vidas se alteram completamente e são essas modificações que as protagonistas vão relatando uma à outra nas suas cartas. Contam sobretudo os problemas com cada uma se vai deparando, assim como as esperanças que têm em relação ao futuro.


A minha opinião:Eu gostei deste livro por ter humor e algum drama.

Autora: Paula Danziguer e Ann M. Martin

Tradução:Maria Segurado


Beatriz Pinto

sábado, dezembro 22, 2007

Trabalho de scratch (Natal)

Learn more about this project

Teresa

Trabalho de scratch (poema feito por mim)

Scratch Project


Teresa Lopes

Livro: "Filhos brilhantes, Alunos fascinantes"



O livro " Filhos brilhantes, Alunos fascinantes" relata a história de um professor, Romanov, que enfrentou muitos problemas na vida e isso tornou-o uma pessoa muito sábia.

Romanov foi contratado para dar aulas na " Escola dos Pesadelos", uma escola muito problemática. Romanov ensinou os seus alunos a enfrentar os problemas de uma forma inteligente, a saber viver e por isso os alunos mais problemáticos começaram a ver a vida de outra forma e a saber lidar com as pessoas. Este professor fez com que esta escola, em vez de " Escola dos Pesadelos", se passasse a chamar " Escola dos Sonhos".

A minha opinião: Eu adorei este livro, porque nos ensina a pensar e principalmente a ver que primeiro é preciso conhecermo-nos e só depois conhecer o mundo.


Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes Autor: Augusto Cury Editora:pergaminho



Madalena Espada


quinta-feira, dezembro 20, 2007

Falar com livros não é de doidos ...

Confesso que raramente leio livros. Nunca tive um 'Livro Definitivo' porque sempre que começava a ler um livro, ele acabava uma semana depois... na estante. Uns dias depois das férias terem começado, tinha fechado o livro 'Harry Potter e o Príncipe misterioso' mais uma vez, ainda com muitas páginas para imaginar e sem saborear a história magnífica que aí viria. E hoje com um dia de muito mau tempo sem nada para fazer começei a falar com os livros. Um dia naquela estante iria haver um novo livro que ia ser todo lido. O Natal está a chegar e ainda tenho tempo para escolher um livro.... mas qual? Ainda estou a pensar que livro quererei ler e saborear a história toda desse livro...

Estou a pensar num livro com acção e aventura mas não sei se existe. Se alguma vez viram algum livro do filme mais recente dos 'Transformers' digam (comentem)!!!



Francisco N.

Feliz Natal!!!

terça-feira, dezembro 18, 2007

Livros

Vou falar-vos da minha última escolha em relação à leitura.
Sou uma grande fã da história do "Harry Potter". Desde pequena que acompanho os filmes, e desde sempre que vejo o meu irmão a ler os livros.
Nunca tive grande curiosidade em lê-los por serem muito grandes e achar que um filme era exclarecedor.
O meu irmão semre achou que eu devia ler os livros, estava sempre a dizer que era uma parte da história que eu perdia só vendo os filmes. Com tanto massacre acabei por me render e li o penúltimo livro (o 6º) porque o anterior já tinha saído em filme.
Eu não consegui parar, eu própria já entrava na história. Fiquei triste quando acabei o livro, mas com um consolo porque sabia que em breve sairia a tradução do último livro.
Quando o meu pai o comprou, eu agarrei-me a ele e comecei a ler. Eu lia em todo lado em qualquer altura. Eu confesso que nunca tinha lido tanto na minha vida como li durante estes dois livros.
Foi óptimo, estou a ganhar imensos hábitos de leitura. Acabei-o ontem (dia 17/12/2008), com muita pena minha, mas hoje já comecei outro que também estou a gostar bastante mas que foge bastante ao contextos dos outros dois.

Teresa

Scratch (O meu primeiro trabalho)

Bem vou falar do meu primeiro trabalho de ciências feito em scratch.
A nossa professora Teresa Marques lançou-nos um desafio, que partindo do princípio é complicado. Com a prática e paciência, foi-se aperfeiçoando.
Eu curiosa como sou, quis experimentar, claro que não ia ficar de fora a ver os outros a elaborar óptimos trabalhos.
Comecei por fazer um trabalho um pouco ou nada ridículo, por ser o primeiro, mas deu para começar a conhecer o programa e suas opções. Como não fiquei satisfeita com a pequenez daquele trabalho, tentei elaborar algo mais complexo no seu contexto e na sua aparência.
O produto final ficou muito bom, mas para chegar ao fim teve que haver princípio e meio. Para mim, o mais difícil foram as configurações, porque a ideia já estava na minha cabeça elaborada e explorada.
Comecei por pôr uma imagem do corpo humano (do sistema digestivo), depois encontrei um script em forma de bola que servia exactamente de bolo alimentar. E comecei a procurar a melhor forma de o pôr a cumprir o trajecto percorrido na vida real.
Para descobrir como fazer para que bolo alimentar descesse, foi muito difícil. Pus-me a pensar e lá cheguei à conclusão de que teria que usar o “x” e o “y” (matéria de matéria de matemática que ainda não aprendi). Primeiro comecei por comparar com a própria página do scratch e ver se ao andar para o lado direito ou esquerdo dava negativo ou positivo e o mesmo para cima e para baixo. Foi um trabalho giro de fazer, mas muito complicado.
Outra das minhas dificuldades, foi a parte das perguntas e saber como é que o bolo alimentar chegava à parte inicial.
O problema das perguntas, consegui resolver facilmente até perceber como poderiam aparecer e as pessoas poderem dar as respostas. Mas primeiro que conseguisse fazer com que o bolo alimentar voltasse ao sítio foi uma grande trabalheira. Mas com a ajuda do meu pai, lá consegui fazer o que queria.
O resultado final foi muito agradável à vista. Fiquei orgulhosa de do trabalho que fiz.


Teresa

Podem ver como funciona aqui:

Scratch Project

domingo, dezembro 16, 2007

O aprendiz de mago

Era uma vez um rapaz órfão, e como não tinha para onde ir, foi viver para casa do tio.
Acontece que o tio era muito misterioso, ás vezes, ele desaparecia do nada e usava uma capa azul escura com estrelas bordadas a linha dourada. Ele também usava um chapéu pontiagudo e alto azul-escuro.
Assim que o rapaz chegou a casa do tio foi muito bem recebido, pois o tio era muito simpático:
-Olá, sê bem-vindo, põe-te á vontade! – Disse o tio.
-Muito obrigado. – Respondeu o rapaz.
-Deixa-me levar as tuas coisas e indicar o teu quarto. É verdade, depois tens ali um copo de leite morno e umas bolachas que eu tirei do forno à 15 minutos.
Depois de o rapaz se instalar, foi comer as bolachas e beber o leite morno, foi então que o tio disse:
-É verdade, já me esquecia de te dizer que agora que vives aqui, tenho de te contar o meu maior segredo, mas só depois de acabares de comer!
O rapaz começou a comer à pressa, com o desejo de saber o que o tio tinha para lhe dizer.
Quando acabou o tio tirou o chapéu, e de dentro do chapéu ele tirou uma varinha mágica.
-E agora observa. – Disse o tio.
Disse umas palavras estranhas e apontou a varinha para o rapaz.
O rapaz nem conseguia acreditar, pois diante dos seus olhos, a magia do tio fez a sua roupa ficar igual á dele.
-Assim está melhor! – Disse o tio.
-Como é que tu fizeste isso tio? – Perguntou espantado o rapaz.
-Bem, é que na verdade eu sou um mago, ou seja, um feiticeiro. – Respondeu o tio – E a partir de agora tu vais ser o meu aprendiz e ajudante de laboratório.
-Tu tens um laboratório?
-Claro que sim!
-E a sério que me vais ensinar a ser um mago?
-Com certeza!
-Boa!
-Por mil estrelas cadentes, não é assim tão fácil tornar-se mago!
-Mas tu usas varinha!
-Sim, mas para tu teres uma varinha, é preciso primeiro saberes fazer magia com as mãos e aprenderes a pronunciar correctamente as palavras mágicas.
-É muito difícil?
-Bem, um pouco. Mas é por isso que te vou mostrar o meu laboratório e a minha biblioteca que está repleta de livros e sonhos.
-Sonhos?
-Sim, sonhos. É bom sonhar! Anda, segue-me!
O sobrinho seguiu-o um pouco nervoso, mas muito contente.
O tio abriu uma porta e o rapaz olhou maravilhado. Era o laboratório do tio! Estava repleto de poções mágicas de todas as cores e cheiros. No fundo da sala havia um caldeirão com 2 metros de altura e 2.50 metros de largura. Era incrível! Havia todo o tipo de ferramentas de laboratório.
-É aqui que vamos trabalhar durante os próximos anos. – Disse o tio – Vá, agora segue-me até á biblioteca!
-Tio, só mais uma pergunta. Como é que tu mexes aquele caldeirão? – Perguntou o sobrinho.
-Com magia, claro. É o ingrediente secreto de todas as poções. – Respondeu o tio – Agora segue-me.
O tio foi pelo corredor e abriu uma porta.
O sobrinho mais uma vez ficou espantado no que os seus olhos viam. Era a biblioteca! Tinha estantes com 10 metros de altura repleta de livros. Havia livros com asas que voavam de um lado para o outro. Mas o que o espantou mais foi imagens de sonhos jamais antes sonhados que voavam pela sala.
-Isto é maravilhoso tio! – Disse o sobrinho.
-Esta sala tem um encantamento lançado por mim. – Disse o tio.
-Está espectacular, parabéns!
-Obrigado.
-Vamos passar bons anos!
O certo é que nos anos seguintes, o sobrinho do mago conseguiu
tornar-se num mago a sério e até já tem a sua própria varinha! O seu tio está bem orgulhoso.
Sabem quem sou eu? Eu sou uma feiticeira amiga daqueles dois magos. Vi-os no último encontro anual de magos e feiticeiros. Eles são incríveis!


Raquel

sexta-feira, dezembro 14, 2007

C.O.B. - Criação e Observação de Borboletas

Borboleta do Medronheiro (Charaxes Jasius)

'Maior borboleta diurna de Portugal'





A C.O.B. é uma "empresa" onde criamos borboletas comuns da fauna ibérica e exibimos as Borboletas em todas as fases do seu ciclo de vida:


Ovo;


Lagarta;


Crisálida;


Adulto (Borboleta).


Criamos igualmente a espécie migratória americana 'Danaus Plexippus' também conhecida por Monarca que se instalou recentemente em Portugal (apenas no Sul)


Francisco N
(a empresa é minha)

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Ainda o "pi"...

Sei que já demos o Π há muito tempo, mas adorei esta história antes de aprender o que era o Π e não percebi nada daquela história. Parecia a letra R.

Vou deixar aqui essa história.



A história infinita do Π





julgando o fim a chegar,

o Π deu de começar

a preocupar-se consigo .

E um dia fez a bagagem

e partiu numa viagem

ao fundo do seu umbigo.



Mas o umbigo era mais fundo

do que o umbigo do mundo

e o Π regressou mais

baralhado que a partida,

de cabeça confundida

com cálculos decimais...



Hoje o Π, já muito velho,

senta os seus netos nos joelhos

e fala-lhes de Alexandria,

da china, de Chung zhi,

de Al-kashi,de Al-kwarismi,

da casa da sabedoria.



E dos milhares de milhão

de casas onde viveu

na sua aventurosa existência,

desde o dia em que nasceu

da estranha relação

dum diâmetro e uma circunferência.





Em 1992, os irmãos chudnowsky calcularam o valor de Π com mais de de dois mil milhões de casas decimais !





foi retirado do livro:

O PEQUENO LIVRO DA DESMATEMÁTICA

de Manuel António Pina





Beatriz Nobre

segunda-feira, novembro 26, 2007

Sempre a abrir... Sempre a "scratchar"...

E o número de scratchers vai aumentando...

http://scratch.mit.edu/users/telle

http://scratch.mit.edu/users/Ritty

http://scratch.mit.edu/users/estrelar

http://scratch.mit.edu/users/rakel

http://scratch.mit.edu/users/Bagija

http://scratch.mit.edu/users/roselina

http://scratch.mit.edu/users/jorginho

Podem consultar todos os projectos... Aos poucos vamos divulgando alguns deles...

Com a simplicidade de dois sprites e dois scripts o Francisco CB fez o projecto que a seguir se divulga.

(Francisco, não digas nada a ninguém... desafio todos a tentar descobrir por que razão o ponteiro roda 6º por cada segundo... Ass. Prof 3za)

Scratch Project

quinta-feira, novembro 22, 2007

A nossa equipa Scratch está a aumentar!

A TurBêturma já tem cinco alunos nas galerias Scratch...

O entusiasmo vai crescendo.

http://scratch.mit.edu/users/telle

http://scratch.mit.edu/users/Ritty

http://scratch.mit.edu/users/estrelar

http://scratch.mit.edu/users/rakel

http://scratch.mit.edu/users/roselina

Exemplo de um projecto novo com vertente informativa (feito pela Roselina -> S). Já foi dada sugestão para desenvolver a ideia!



terça-feira, novembro 20, 2007

O que significa a amizade!



Uma amizade verdadeira...
é um tesouro que não se pode perder.
Que bom que nos encontrámos!

Rita Bastos

segunda-feira, novembro 12, 2007

segunda-feira, novembro 05, 2007

O meu (mini) Borboletário

Borboletário
Inicio do Borboletário: Outubro/2007
Primeiro Mês:
O primeiro mês (Outubro) foram as preparações e as plantações das Plantas necessárias à sobrevivência das espécies que vou criar. Só no fim do mês é que tive lagartas de 3 espécies:

Cauda de Andorinha (Papilio Machaon)

Borboleta da Couve (Pieris Brassicae)

Borboleta Pequena da Couve (Pieris Rapae)

Consegui levar todas as Lagartas a estado Crisálida, mas algumas morreram só resta uma Crisálida de Cauda de Andorinha mas como eu penso que está a hibernar, só em 2008 (Primavera) é que poderei apreciar esta linda espécie.

Espécies que vou criar :
Almirante Vermelho
Cauda de Andorinha
Borboleta Zebra (Vão ser preciso várias plantas)
Borboleta da Couve
Borboleta Pequena da Couve
Borboleta do Medronheiro
Cleópatra



Francisco Neves

terça-feira, outubro 30, 2007

Correcção do documento 2 (aditivos)


Para poderem imprimir e praticar... depois retiro.

sábado, outubro 20, 2007

Palavras de sorte !!!!

As minhas palavras são:
se fores cantar , canta com alegria
e nunca desistas
nesse mesmo momento ,
canta com o coração e não com a garganta
porque assim vais conseguir superar a prova
e para terminar... nunca te esqueças que tens sempre

alguém para te apoiar!!!



p.s- estas palavras são para dar sorte à Teresa !!!




Rita Bastos

sexta-feira, outubro 12, 2007

Crazy Cats e Poema " a Razão "...

Ora aqui está o Filme que tinha prometido em Estudo Acompanhado:





e um poema que escrevi sem qualquer significado :


A Razão (que não é nenhuma razão)



O quê...

Quê...

Do quê...

Para quê...

Faz o QUÊ...


P.S- O objectivo do poema é ler rápido (mas não tão rápido)

Francisco N.


quarta-feira, outubro 10, 2007

Vitaminas

Como prometido, aqui fica informação sobre as vitaminas.
Prof 3za


terça-feira, outubro 09, 2007

Aditivos a evitar...

Ficou prometido na aula de Ciências...
Aqui vos deixo a informação de que disponho!
("Cliquem" para ampliar.)

Prof. Teresa



quarta-feira, outubro 03, 2007

Father and son ( letra de uma musica)

Father
Its not time to make a change,
Just relax, take it easy.
Youre still young, thats your fault,
Theres so much you have to know.
Find a girl, settle down,
If you want you can marry.
Look at me, I am old, but Im happy.

I was once like you are now, and I know that its not easy,
To be calm when youve found something going on.
But take your time, think a lot,
Why, think of everything youve got.
For you will still be here tomorrow, but your dreams may not.

Son
How can I try to explain, when I do he turns away again.
Its always been the same, same old story.
From the moment I could talk I was ordered to listen.
Now theres a way and I know that I have to go away.
I know I have to go.

Father
Its not time to make a change,
Just sit down, take it slowly.
Youre still young, thats your fault,
Theres so much you have to go through.
Find a girl, settle down,
If you want you can marry.
Look at me, I am old, but Im happy.

Son
All the times that I cried, keeping all the things I knew inside,
Its hard, but its harder to ignore it.
If they were right, Id agree, but its them you know not me.
Now theres a way and I know that I have to go away.
I know I have to go.


Estou a partilhar esta letra connvosco porque acchei muito bonita e pensei que iriam gostar. Vou deixar um conselho, procurem esta música no youtube. Espero que gostem.

Teresa Lopes.

O π (PI)

Era um dia igual aos outros, e continuamos com a mesma matéria, as planificações do cilindro.
Tentamos perceber a relação que havia entre o diâmetro e o perímetro da base do cilindro. Ficamos sem respostas concretas mas com trabalhos de casa. Os mais curiosos começaram a tentar logo na aula, alguns quase conseguiram criar um cilindro, mas faltava sempre uma fatia. Falou-se imenso no dobro, mas chegamos à conclusão que o dobro não era e entretanto tocou.
Quando cheguei a casa comecei a trabalhar. Roubei o interior dos rolos de papel higiénico e comecei a fazer experiências.
Se não era o dobro tinha que ser algo maior, então, raciocinei e cheguei à conclusão que poderia ser o triplo.
“Boa consegui descobrir!” a partir daí já nada me falhava. Os meus cilindros já tinham todos os bocadinhos necessários. Fiquei muito contente por ter conseguido aprender sozinha e com os meus erros.
Consegui finalizar o meu trabalho, com muito custo mas consegui.
Ouvi a campainha, era o meu pai. Vim a correr escada a baixo toda contente para lhe contar o sucedido.
Ele ficou muito contente, mas via-se que estava com uma vontade de se rir de tudo o que lhe contava. E na verdade estava. Às tantas ele perguntou-me se eu sabia o que era o π(pi). Eu disse que já tinha ouvido falar, mas não sabia ao certo o que era. Então ai se gerou a confusão na sala. A minha mãe que estava também presente, fugiu para a cozinha e depois o meu pai começou a explicação. Ao inicio não percebi nada, coisa que o meu pai não aprecia muito. Antes de podermos continuar eu disse “ Pai, eu não quero que me expliques porque ainda não aprendi isso na escola!”
E o meu pai ripostou “Agora que já estamos aqui os dois acabamos!”
Ai, eu calei-me e limitei-me a ouvir tudo o que o meu pai dizia. No final da conversa fiquei a perceber tudo, e o meu pai todo contente diz-me que eu consegui descobrir o π (pi) sozinha. Fiquei muito baralhada, mas na realidade, era verdade o que o meu pai estava a dizer. Ficou todo contente e orgulhoso comigo. O meu irmão acha fantástico, eu ter aprendido o (pi) sozinha e na verdade eu também. Desde aquele dia que os meus pais e o meu irmão comentam a minha descoberta (nada que eles não soubessem) mas algo que eu não sabia. E foi assim que descobri o (pi).

Teresa Lopes.

terça-feira, outubro 02, 2007

História do "Pi"

TurBêturma,

deixo aqui umas pistas antigas que tinha e que podem ajudar quem queira fazer o trabalho de investigação.
Verifiquem se têm interesse para vocês...
Se descobrirem outras com interesse, partilhem aqui no blogue!

Beijinho da Prof 3za


Pesquisa: História do "pi"


Algumas fontes possíveis:

Internet

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi

http://joanario.no.sapo.pt/pi.htm#inicio

http://joanario.no.sapo.pt/pi.htm#tabela

http://moodle.apvm.net/mod/forum/discuss.php?d=1588

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/pi.htm

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2001/icm34/historia.htm

http://planeta.terra.com.br/educacao/Astronomia/pi.htm

http://www.alunos.utad.pt/~al12940/Pi.htm

http://pubol.ipbeja.pt/Artigos/NumeroPi/Pi.htm





quinta-feira, setembro 27, 2007

Dia 3 As buscas pelo Papilio Machaon

Dia 3


As buscas pela Papilio Machaon

(com a colabração de Dudu e Titiz a irmã)


Hoje sim, está um dia óptimo para apanhar uma Papilio Machaon e acordamos cedo (12:30) para não perder nenhuma Borboleta e assim que abrimos a Janela vimos uma borboleta Zebra e foi ai que pensei, que SIM, era hoje que iamos apanhar a misteriosa Papilio Machaon. E com três Arrudas e uma Budleia, nada mais que uns ovinhos e o próprio Papilio a voar pelo Jardim mas a historia ainda não acabou porque conseguimos apanhar o Papilio.Mas acabou por fugir (sorte para ela).E agora é que acabou mesmo!!!!


Pequena a historia???Sim, mas para mim basta!!!!

quarta-feira, setembro 12, 2007

Finalmente!!!

Bom estava a ver que nunca mais chegava ao blogger.

Agora que aqui estou aproveito para dixer cas minhas ferias foram assim assim.

Eu sinceramente ja estou com saudades da escola.

Beijos.
Plim**
Plim***

quarta-feira, agosto 08, 2007

Continuação do texto "Férias Grandes" ...


Continuação do texto "As férias grandes" retirado do livro "Umas férias com música" de Ana Saldanha.

...



Destino


- Muito bem! Prades, o nosso destino.

O meu pai acabara por ceder e me deixar ir com a Eva, o Senhor Alves e a Dona Filomena de férias para Prades, iam ser umas férias espectaculares!

Agora, a minha rotina já não vai ser: brincar com a cadela, apanhar uma seca a ver os programas de Verão na televisão, ir para casa da Eva, ou para o Algarve, mas sim, divertir-me à brava em França, aproveitar o momento que a vida me ofereceu.

Fiquei com pena, confesso, este Verão não ia ter umas férias "caseiras" com os meus pais, mas acho que ia ser tudo muito melhor.

Partirei daqui a uma semana e estou ansiosa! Nem imagino que vou poder passar a vida a fazer compras, passear por Paris, ou se calhar não, mas se tiver oportunidade de passar por Paris, quero subir à Torre Eiffel, visitar o Arco do Triunfo e fazer tudo aquilo que puder.

Por agora ficamos por aqui, daqui a uma semana volto a escrever.

Uma semana depois

Nem imaginam como estou ansiosa. Os meus pais estão a chorar por me ir embora, acabaram de me vir trazer ao aeroporto.


Bem, tenho que ir embora, mas desde já fica a minha despedida: até sempre.

Madalena E

sábado, agosto 04, 2007

Poemas...

Um simples olhar

Fixei o teu olhar
de uma forma intensa.
A cara desviaste
e de repente coraste.
Voltei a olhar,
um pouco demorou
a sentir que o teu
olhar me marcou.

A leitura

A ler aprendemos
a crescer e a viver.
Um livro é um
mundo inteiramente nosso.
É onde viajamos
sem saber o destino.
É onde entramos
e de onde nos custa sair.
Para mim um livro é
um mundo imaginado
por mais real que ele seja.

Teresa Lopes

quarta-feira, julho 18, 2007

Diario das Borboletas (dia 2)

Dia 2
E uma previsão breve do desaparecimento
da lagarta da Borboleta Cauda de Andorinha

Sim, é verdade, a lagarta ( que por acaso estava na minha Arruda ) desapareceu.

Causas óbvias:
1.-Procurar um ramo forte para fazer casulo.
2.-Acabar por preferir a planta que estava ao lado da Arruda.
Suspeita-se que anda perdida na Floresta de Flores Rosas,mas as buscas só vão começar daqui a uma semana quando o casulo estiver a eclodir . . . .

Dia 1/2
Continuaçao das buscas pela borboleta
cauda de Andorinha e a Borboleta Zebra

Começamos outra vez as buscas da Borboleta Cauda de Andorinha e Borboleta Zebra, desta vez com a ajuda de dois ajudantes, ou seja, dois amigos. O Francisco com 7 anos e o Rodrigo com 9 anos e então formamos uma equipa, chamada Fx2R que por extenso X2 quer dizer "ao quadrado".
Parece que tivemos sorte. Ao princípio APARECEU-NOS À FRENTE UMA BORBOLETA ZEBRA(finalmente) parece que completámos um dos dois Objectivos da História. E logo de seguida apareceu uma Malhadinha (como disse no dia anterior é muito comum) e agora resta saber onde está a borboleta Cauda de andorinha. Desta vez vamos concentrar-nos no Jardim Misterioso das Borboletas, sim, o que parece uma estupidez irmos a esse sítio, afinal não é. Na verdade encontrámos 3 borboletas Zebras uma Antiopa (raríssima naquela zona) e algumas borboletas da Couve. Depois, quando fomos embora, vimos uma Borboleta chamada Cleopatra esta Borboleta é muito bonita, mas acabou por ir embora e acabámos por hoje as buscas....

Espero que tenham gostado...

Dúvidas:
O que é a floresta das Flores Rosas?
É uma planta trepadeira com flores Rosas que está espalhada pela parte toda direita do Jardim.

Próximo Episódio:
Dia 3 e as buscas pela Borboleta Cauda de Andorinha

Francisco Neves

terça-feira, julho 17, 2007

O Diario das Borboletas ( Dia 1 )

Olá chamo-me Francisco tenho 11 anos a vou falar-vos da minha busca pela Borboleta Cauda De Andorinha ( Papilio Machaon ) e a Borboleta Zebra ( Iphliclides Feisthamelli ).

Como tudo começou
...

Tudo começou em Julho percisamente no dia 17 nas férias de Verão ,eu, sou um
fanático por borboletas e ando à procura da Borboleta Cauda de Andorinha (a mais bela de Portugal ) e Borboleta Zebra ( uma borboleta muito bonita ) por isso pensei escrever um diário das minhas buscas ....


DIA 1
A busca pela Borboleta Cauda
de Andorinha e Borboleta Zebra
( 17 de Julho )

Aqui estou sentado no banco do Largo à espera de uma borboleta, quer dizer, duas borboletas a Cauda de Andorinha e a Borboleta Zebra . . . passados alguns minutos
vejo duas Borboletas chamadas Aricias(as mais comuns do Largo) andavam a saltitar de
flor em flor, estas pequenas borboletas não pareçem muito importantes mas são muito bonitas, na parte da frente é toda castanha mas na parte de trás tem conjunto de cinzentos, depois apareçe uma Malhadinha (muito comum) pousa numa flor mesmo ao lado do banco, pus a minha do lado direito da borboleta e começou a trepar pela minha mão até que acabou esvoaçar e desapareçer. Depois com muita atenção vi uma coisa branca a voar por entre as flores, de repente, ela sai das flores e voa na minha direcção, era uma borboleta pequena da couve, desviou-se e passou ao meu lado lentamente quando olhei para trás, vi a borboleta a voar cada vez mais em direcção ao telhado do lote 5 e desapareceu por entre as telhas do telhado. Pronto estava decidido,ia explorar a zona e fui ao Jardim Misterioso das Borboletas. Fiquei lá durante alguns minutos e não havia vestígios de qualquer borboleta naquela zona, desci o muro, voltei ao largo e sentei-me no banco. Quando ja não havia esperanças uma malhadinha voou por cima da minha cabeça e foi a última do dia. E comecei a pensar que por hoje as buscas tinham acabado...acabei por voltar para casa...

Fim

Nas próximas buscas vamos estudar o desaparecimento da lagarta da Cauda de Andorinha.
Brevemente...

"DIA 2"
E o desaparecimento da lagarata
da cauda de Andorinha

Esta historia é real tudo o que aconteceu e acontecerá vai ser mesmo real...

...Espero que tenham Gostado...

Duvidas
O que é o "Jardim Misterioso das Borboletas"?
- Antes foi um jardim repleto de borboletas mas misteriosamente desapareceram todas as borboletas que lá estavam agora esse jardim é povoado por abelhas...


Francisco Neves

quarta-feira, julho 11, 2007

Texto dedicado a uma professora muito especial....

Esta professora de quem estou a falar, foi uma professora muito importante na minha vida, foi a professora que me ensinou a gostar de matemática, foi a professora mais divertida e descontraída que já tive e foi a professora que desenvolveu montes de projectos connosco turma B. Agradeço muito a esta professora, por aquilo que fez por nós, acho que os meus colegas, tal como eu lhe agradecem. Este blog cheio de coisas boas existe graças a esta professora. Adorei este tempo todo que estive consigo Prof. Teresa Marques, muito obrigada por tudo.


Sofia, turma B

segunda-feira, julho 09, 2007

casa velha

A casa muito velha

Numa casa velhinha, muito velha vivia uma fada que queria uma casa nova.
Porque aquela já era tão velha, mas tão velha, que a fada nem conseguia lá dormir.
De dia a cara da fada batia nas teias de aranha, as chávenas estavam rachadas e a porta nunca estava fechada. À noite a fada queria dormir e não conseguia, porque as janelas estavam sempre a bater umas nas outras e a roncar por causa do vento, quando ela se virava a cama estremecia (tremia e fazia barulho) e ela não dormia.
Parecia mais uma casa de bruxas!!!.
Até que um belo dia a fada fartou-se e foi à procura de uma nova casa.
Voou, voou e voou até que parou, em frente de uma casa que dizia ”vende-se” e a fada não esperou mais entrou e perguntou ao senhor quanto custava a casa. Este que viu logo que ia fazer negócio, disse que custava 300$.
A fada pensou, pensou e pensou mais um pouco, até que decidiu comprar a casa.
Passou uma semana e a fada começara, cada vez mais, a ter saudades da sua casa muito velha, mesmo muito velha.
No dia dos seus anos a fada decidiu ir ter com as suas amigas, com a sua casa velha, muito velha cada vez mais velha e com a floresta. Nunca mais quis sair de lá. Onde conseguia ver o luar, todas as noites, em cima da casa muito velha mesmo velha.



FIM

Patrícia

domingo, julho 08, 2007

Onde me perco

Onde me perco

Não sei onde
mas eu perco-me
nesse sonho
ou pesadelo

Ao luar ou
a cantar
por esse mar
vou a navegar

Num rumo
sem fim
em que me perco ali

O meu coração
é uma luz
como a estrela de jesus
não sei se me perco se me perdi
se estou perdida sem fim.

Patrícia

sábado, junho 23, 2007

Maré Baixa (continuação)

Continuação do texto "Maré Baixa" retirado do livro "A menina do mar" de Sophia de Mello Breyner Andersen.

...

- Uau! - exclamava o rapaz enquanto via aquele episódio magnífico.

Um mar azul, brilhante, como nunca antes visto. Seres marinhos e humanos lá dentro, dançavam, brincavam, faziam tudo e mais alguma coisa.

Aquele era o mar dos seus sonhos. Desde pequeno que sonhara com mares, e agora que acabara de encontrar aquele, não queria outra coisa.

Via no seu relógio que já eram horas de regressar a casa, mas nem nos seus pensamentos pensava numa coisa daquelas.

Coberto por algas, tentava passar sempre entre tudo o que lá havia. O pior de tudo é que não era habitado e o rapaz tinha pena que uma "cidade" daquelas não pudesse ser apreciada por ninguém.

Bem, o que é certo é que ele tinha sido o único que alguma vez vira uma coisa como aquela.

Agora sim, já se fazia tarde, tinha mesmo que se ir embora.

Com muita pena sua, desviou caminho e foi-se embora daquela cidade cheia de cor e vivência.



(Composição feita num teste de Português.)



Madalena Espada.

quinta-feira, junho 21, 2007

Os amigos verdadeiros

Não estava à espera, mas aconteceu. Aconteceu que muitos dos meus amigos me surprenderam, surprenderam ao darem-me força para o futuro e para lá do futuro.

Fizeram-me uma surpresa maravilhosa e alguns escreveram coisas maravilhosas. Isso foi o que me surpreendeu mais. Acontece que alguns amigos ao longo da vida nos surpreendem muito. Uns surpreendem bem outros mal.

Conclusão: ADORO OS MEUS AMIGOS!!!




Sofia

quarta-feira, junho 20, 2007

Consegui !!!!!!!!!!!!!!!!

Eu pela primeira vez eu consegui vir ao blogger .

Afinal nao e assim tão difícil .





Isto e "boeda" bacano!



Venham que isto é divertido!



(só faltou assinar... quem és tu? )

sexta-feira, junho 08, 2007

Os teus olhos


Os teus olhos são redondos como a lua
São lindos como o céu
Brilhantes como as estrelas
E castanhos como os meus.




Sofia

É maravilhoso

Quem me dera viver naquele mundo transparente, belo e encantador. Onde tudo é suave, e tudo é diferente, onde me perco e me sinto feliz.
Mas infelizmente nada é assim, apenas nele posso mergulhar e chapinhar, mas lá passar a vida será impossível. Sinto-me diferente e inspirada quando observo aquele infinito.
Algo fascinante que parece dançar conforme o seu estado de espírito. Eu diria que tem ouvidos. Sim! Ele parece que dança ao som do barulho das gaivotas e de tudo o que o rodeia. Ele vai e vem, vezes sem conta, formando uma espuma salgada onde naqueles dias mais escuros eu molho os pés.
É lá que eu me escondo ou isolo quando estou triste e revoltada, quando me chamam de incompreensível e me dão desprezo. É o único lugar onde me sinto tranquila e ninguém me aborrece. Onde consigo ouvir o som da felicidade e onde eu faço as escolhas para o resto da minha vida. Apenas ele me consegue acalmar e fazer sorrir e é onde eu encontro coisas maravilhosas e inacreditáveis.
Naquele lugar o cheiro predominante é um cheiro a maresia, o cheiro a algas, um cheiro fresco e refrescante.
Do meu quarto tenho vista para aquele azul imenso e, todos os dias de manhã, quando abro a porta de casa aquele cheiro fresco e refrescante desperta em mim uma vontade súbita de voltar a ter nos meus olhos aquele brilho azul.
Não há melhor local para escrever ou para estudar. É calmo e pacato.
Aquilo de que vos falo é frágil, sensível, suave, leve,… Perco-me com ele…
Mas nem tudo é assim, também se revolta e faz uns estrondos, exerce dores, mas não deixa de ser lindo … dá voltas e mais voltas mas acaba por se acalmar e fica liso e calmo como eu gosto de o apreciar.
É fantástico não é?... Eu conheço-o com o nome de mar, mas ele é mais do que uma palavra, ele é a minha companhia a luz do meu caminho a percorrer pela vida fora.


Teresa L.

quinta-feira, junho 07, 2007

A menina do mar

Escondido, atrás do rochedo, o rapaz, imóvel e calado, olhava.
Ele nem conseguia acreditar no que via, era uma coisa espantosa!
A menina dançava graciosamente, ao sabor da espuma das ondas do mar. A água parecia cristalina!
Então o rapaz saiu de trás do rochedo.
A menina, o polvo, o peixe e o caranguejo fugiram.
E então o rapaz gritou:
- Voltem aqui! Eu não vos faço mal! Eu quero conhecer–vos!
Então a menina apareceu, e disse:
- Olá.
- Olá. - respondeu o rapaz. – Quem és tu?
- Eu sou a menina do Mar. Se queres conhecer-me então vem.
- Para aonde?
- Para o fundo das águas.
Então o rapaz mergulhou e viu o fundo do mar. Era lindo! Estava cheio de corais, via–se o reflexo da água, os golfinhos e os cardumes de peixes prateados e dourados.
A menina apresentou os seus amigos e depois dançaram todos juntos.
A seguir o rapaz, embalado pela beleza da menina e do fundo do mar, voltou para casa.

Raquel
(Composição feita num teste de Língua Portuguesa)

terça-feira, junho 05, 2007

Ao aluno

Para que é preciso ter um piano?
O melhor é ter ouvidos
E amar a Natureza.


feito por: Fernando Pessoa

e passado por: Rita Bastos

quinta-feira, maio 31, 2007

poema

-Sabedoria!
Nem toda a gente tem
Pois para ter
É preciso saber.

-Saber?!
-Sim, saber
Saber onde se encontra
Nos livros
Hás-de aprender.

-Aprender?!
-Aprender onde se encontra.
-Encontra-se no paraíso?
-Não, no portal do saber.

Sara

quarta-feira, maio 30, 2007

sábado, maio 05, 2007

Algo que não sei explicar...

Não sou especialista em qualquer tipo de coisa, mas acho que com a vida vamos tendo algumas surpresas e vão-nos pregando algumas rasteiras. É assim que aprendemos a aproveitar a vida.
Nunca devemos virar-lhe as costas, nem vivê-la como sendo um grande sacrifício. Porque viver é uma oportunidade única.
Quando somos novos devemos aproveitar todas as oportunidades que se vão atravessando ao longo do caminho, e devemos viver um dia de cada vez e com o objectivo de viver sempre mais um dia uma hora ou um minuto, o que for.
Nos nossos momentos de maior aflição a inteligência é sagrada. Devemos pensar antes de agir. Porque nunca estamos sozinhos temos a cabeça connosco (a inteligência).
Contudo devemos tentar lidar com as coisas ou situações de maneira calma e correcta. Quando algo não nos corre bem, não devemos tratar as pessoas que nos rodeiam com reflexão da situação em que nos encontramos.
Quanto às pessoas, não as devemos julgar por aquilo que elas são por fora, mas sim por aquilo que valem. Porque não há ninguém perfeito, mas quando adoramos uma pessoa não é apenas um defeito que nos vai tirar o fascínio por ela.

Teresa L.

segunda-feira, abril 30, 2007

Azul!!

Azul
É o nosso planeta.
É a cor do céu
e a cor do mar
das flores do campo
e das noites de luar.
É a cor da safira
e do balão que sobe no ar
das penas do pavão
e do teu doce olhar.


feito por: Rita Bastos

domingo, abril 29, 2007

Os olhos

Várias cores eles podem ter:
azul, verde, castanho é só escolher:
Se castanho é, uma azeitona lembrará;
se a cor do céu tem, o azul não engana ninguém;
se é do verde que falta falar aí relva nos faz lembrar.
Há uns grandes, uns pequenos,uns rebeldes engatatões
uns doces uns amargos e uns em forma de limões.
Há uns que dizem que sim há outros que dizem que não
há ainda os que respondem talvez, ai mas que grande confusão.


Madalena E e Teresa L
Vamos lá ver o desenho que eu fiz para área de projecto. Deu-me muito trabalho, mas acho que valeu a pena.



Madalena Espada.

sexta-feira, abril 27, 2007

Poucas das cores

Das cores vos vou falar
Sobre elas vou contar
Como se podem fazer
E como isso pode acontecer.
Para o cor de laranja aparecer
A mistura do amarelo e do vermelho
Foi preciso suceder
O azul nos faz lembrar
O céu e também o mar.
O verde pois então
Um campo um pinhal
Uma paisagem florestal





TERESA L.

sábado, abril 14, 2007

Estimar ângulos...

Turbêturma, vamos lá a treinar essas estimativas!
Da prof. de Matemática





quinta-feira, abril 12, 2007

Um amigo Matemático!!

Era uma vez um matemático chamado Pato Donald ele era muito divertido. Ele só gostava de enventar coisas sobre matemática, por exemplo: jogos , livros ,experiências de números e muitas outras coisas.
Um dia à tarde ele foi dar um passeio com o seu pássaro o Engenhocas. Estavam a caminhar quando viram uma senhora com dúvidas nas contas e ele todo enervado por saber que uma pessoa não sabe matemática foi lá ajudá-la com as contas . Chegou-se à senhora e disse:

- Olá , minha senhora !Precisa de ajuda com as contas ?

E ela respondeu:

-Preciso sim ,meu amigo. É que, sabe, eu como ja sou um bocadinho velhota ja não consigo ver muito bem os números e a minha cabeça já não é o que era para fazer as contas .

Então o matemático muito inteligente começou a calcular, para saber o resultado que iria dar. Depois de calcular disse à velhota:

-Pronto já está. Mas tem de treinar bem estas contas.

A velhota toda sorridente disse:

-Obrigada, meu senhor!

E ele todo contente por ter feito uma boa acção correu para casa para fazer mais um bocadinho dos seus deveres ,ensinar o seu passáro a fazer contas de subtrair, adicionar ,multiplicar e de dividir!

E assim o matemático teve a sua aventura matemática!!!!

Trabalho realizado por:Rita Bastos

sábado, abril 07, 2007

O meu Jardim é Famoso!

Ora vejam lá como é bonita:

Pois... hoje estava eu muito bem no meu jardim quando vi o Papilio Machaon ou seja a Borboleta mais bela de Portugal. Era muito grande, amarela, preta e três manchas: duas azuis e uma vermelha. É muito bonita!
Francisco N.
P.S.- Estas imagens foram tiradas do google, não tive tempo de tirar fotografia.